26/03/2009

Como cuidar de violeta

Violetas são plantas fáceis de cuidar

O vaso de barro é o melhor porque absorve o excesso de umidade

  1. mergulhar o vaso em água algumas horas
  2. fazer uma camada no fundo do vaso colocando um pedaço de cerâmica sobre o orifício
  3. encher o vaso com a terra ( uma mistura de duas partes de terra de jardim, duas de terra vegetal e uma de vermiticulita)
  4. fazer uma pequena cavidade com o dedo e introduzir uma folha sadia, sem enterrar.
  5. molhar até a água escorrer para o prato
  6. jogar o líquido fora e regar novamente
  7. quando nascerem outras folhas, retirar a folha matriz para forçar o crescimento


Local

  1. com boa luminosidade, mas sem incidência direta dos raios solares
  2. Se colocar o vaso no parapeito da janela, ir virando o vaso, semanalmente, obedecendo sempre o mesmo sentido
Rega
  1. ferver a água ou deixar descansando um dia para que o cloro evapore
  2. não molhar a flores e as folhas da violeta
  3. colocar água no pratinho
  4. no verão molhar duas vezes por semana
  5. no inverno molhar uma vez só
  6. a cada mês, fazer uma rega por cima, deixando que a água leve embora os sais minerais que concentram sobre o solo prejudicando-o.


Para que floresça novamente

  1. manter sempre em local bem iluminado
  2. retirar as flores mais velhas
  3. nas próximas 3 (três) semanas diminuir a quantidade de água
  4. adubar corretamente.

O NPK (nitrogênio + fósforo + potássio) é um fertilizante inorgânico apreciado por essas plantas. Vem no teor desejado e você pode optar pela composição 10-10-5.

49 comentários:

  1. Gostei muito da orientações. Vou trocar as minhas violetas para basos de barro. Um abraço, Maria Alice

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Maria Alice.
    Mande-me uma foto das suas violetas, se puder.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMEU SEU BLOG, AMO VIOLETAS COMPRO QUASE TODA SEMANA,MAIS MINHA VIOLETAS ESTÁ ME DANDO MUITO TRABALHO MORO EM APARTAMENTO PEQUENO, UMAS DAS MINHA VIOLETAS , COLOQUEI NA JANELA DA COZINHA QUEIMARAM AS FOLHAS E TIREI E FICARAM SÓ AS TALOS E RAIZ, SERÁ QUE VAI NASCER DE NOVO AS FOLHAS, ME DÁ UMA ORIENTAÇÃO QUE3 QUERO JOGAR FORA AMO FLORES E PLANTAS , UM ABRAÇO E PARABÉNS .

    CLAUDIA

    I-MAIL claudikamuniz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,Cláudia!

    Obrigada pela visita.
    Gosto muito de violetas, mas só sei o que já aconteceu com as minhas plantinhas.
    Infelizmente isto que vc perguntou não sei responder.

    Jogar água direto na folha ou deixar a plantinha o dia inteiro tomando sol forte pode queimar a folha..

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Algumas das minhas violetas estão com um tipo de fungo branco, parece algodão, sobre algumas folhas e sobre o talo central. Gostaria de eliminá-los, mas não sei o que usar. Poderia me ajudar?
    Rosa
    rosamarisete@gmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Quando alguma minha fica assim, jogo fora.
    Mas vi no site
    http://www.fazfacil.com.br/jardim/flor_vaso_violeta_africana.html

    Esta sugestão:
    "Quando surgirem insetos esbranquiçados na sua violeta, sobre e embaixo das folhas, é porque ela está com cochonilhas.
    Retire com cotonete suavemente.
    Se a quantidade for muito grande, faça um chá ( água somente quente) com folhas de alamanda (Allamanda cathartica), deixe esfriar e passe com cotonete ou aspersor manual, colocando a planta em lugar sem sol até secarem as folhas."

    ResponderExcluir
  7. Eu, gostei das dicas.Obrigado por quem o expoz.

    ResponderExcluir
  8. minha violeta esta´ sempre com flores porque deixo ela tomar o vapor do chuveiro quando tomamos banhos estao lindas
    silvia

    ResponderExcluir
  9. amei as dicas vou cuidar melhor das minhas violetas .obrigada

    ResponderExcluir
  10. olá... gostaria de saber se tenho q colocar a agua no pratinho ou se posso jogar agua direto na terra do vaso aonde esta a violeta?!!
    Gabriela

    ResponderExcluir
  11. Gabriela,

    Sempre coloco a água no pratinho.
    Só quando a terra está muito seca é que jogo no vaso, com muito cuidado para não molhar as folhas e flores e não encharcar o vaso.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre vejo dicas mandando não deixar água acumulada no pratinho. No caso das violetas, a gente tem que manter sempre um fio de água no pratinho, é isso?

    ResponderExcluir
  13. Coloco água no pratinho para a raiz sugar, depois jogo fora o excesso.
    Não é pra deixar a água acumular.

    ResponderExcluir
  14. Sempre gostei de violetas, são as flores que gosto mesmo, pois sempre preferi folhagens. Me entusiasmei com as dicas e vou tentar transformar um espaço só para elas. Uma questão: existe uma época certa para florescerem?
    Bjs Marta

    ResponderExcluir
  15. Minhas violetas aprodeceram e caiu tdooooo....fiquei muito triste.. como cuidar???
    obrigada]
    Dra. Claudiane

    ResponderExcluir
  16. oi.claudia.depis de anos tentando achar um geito de cuidar das minhas violetas oje etou feliz pois minhas filhas conpraran um coputador e aos meu 43 ano aprendi pesquisar sobre violetas e elas etao lindas terezinha 10/12/2009

    ResponderExcluir
  17. Olha, desculpem... mas acredito que por de repente eu ser um tanto leiga no assunto, não entendi direito as orientações... não ficaram claras para mim...
    Como faço para entendê-las melhor?

    Grata

    ResponderExcluir
  18. Franciane,
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Qual é exatamente sua dúvida?

    ResponderExcluir
  19. TENHO 2 VIOLETAS E TODAS DUAS ESTÃO DOENTES...
    UMA AMARELA TODAS A FOLHAS E CAI E A OUTRA APODRECE NO PEZINHO DE CADA FOLHA E ESTA ENCHENDO DE PIOLINHO BRANCO O QUE FAÇO?
    POSSO DEIXA-LAS NA SALA?

    ResponderExcluir
  20. Já fiz esta mesma pergunta para um floricultor...
    Ele me disse que estas doenças são difíceis de eliminar...
    que o melhor a ser feito é descartar a plantinha, sem dó nem piedade e adquirir outra!

    ResponderExcluir
  21. eu adoro violetas mais eu me mudei de kas des d então não me acertei com as minhas violetas todas morerão como eu faço para acertar o cantinho para elas??? eu moro em canoas RS no inverno é muito frio é no verão é muito quente!! o q eu faço por favor me ajude???day

    ResponderExcluir
  22. aaai muitoo obrigada,agora vou saber cuidar das minhas violetas,tem fotos dela no meu blog www.diariodefernandas2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Fiz novas mudas retirando as folhas mais velhas colocando em número de três em cada vaso e regando com cuidado, sem excesso e estão todas brotando!

    ResponderExcluir
  24. Adoro plantinhas, principalmente as violetas não as adimirava tanto quando tive que comprar uma para enfeitar a recepção da empresa onde tabalho a cinco anos. Fico muito feliz por poder agora conhecer um pouco mais sobre esta planta a qual hoje passo a admira-la cada dia mais. Beijokas

    ResponderExcluir
  25. oi meu nome é lucas adorei saber q elas se adaptam legal nos vazos de barro mais tenho uma curiosidade será que eu posso molhar as folhas?
    pq me falaram q elas apodrecem

    ResponderExcluir
  26. Paulo Lucas, o melhor é não molhar as folhas.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  27. Algumas de minhas violetas estão com umas coisas brancas por cima. Parece que derramaram farinha de mandioca. Talvez seja algum fungo. Mas não sei como tratar. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  28. Rosa sua dúvida se parece muito com a de Rosa Marisete..por isto resolvi publicar

    23 de abril de 2009 10:12
    Rosa Marisete disse...
    Olá
    Algumas das minhas violetas estão com um tipo de fungo branco, parece algodão, sobre algumas folhas e sobre o talo central. Gostaria de eliminá-los, mas não sei o que usar. Poderia me ajudar?
    Rosa
    rosamarisete@gmail.com
    obrigada.
    5 de setembro de 2009 15:48
    ZUKA disse...
    Quando alguma minha fica assim, jogo fora.
    Mas vi no site
    http://www.fazfacil.com.br/jardim/flor_vaso_violeta_africana.html

    Esta sugestão:
    "Quando surgirem insetos esbranquiçados na sua violeta, sobre e embaixo das folhas, é porque ela está com cochonilhas.
    Retire com cotonete suavemente.
    Se a quantidade for muito grande, faça um chá ( água somente quente) com folhas de alamanda (Allamanda cathartica), deixe esfriar e passe com cotonete ou aspersor manual, colocando a planta em lugar sem sol até secarem as folhas."

    ResponderExcluir
  29. Adorei suas dicas. Para quem gosta de flores vale a pena conhecer a Ecoplante prdutora de flores para jardim e bromelias entre no site www.ecoplante.com.br voces vao amar.

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito das suas orientações, vou segui-las
    corretamente. Muito grata!!!
    Creuza da Silva

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas!!!
    Creuza da Silva

    ResponderExcluir
  32. oi adorei seu Blog eu adoraria ter uma violeta



    bjs

    ResponderExcluir
  33. ZuKa amei seu blog, eu moro nos US e tenho hj 3 filhotinhas rssr, hj comprei areia p/ violeta, achei bem diferente da que usamos ai no Brasil...

    tenho algums duvidas: =)

    1) eu comprei um vaso retangular e coloquei as 3 rsrs, so q cada uma e de uma cor, tem algum problema?

    2) Quando da aquela chuvinha, gosto de deixa-las curtindo o momemto de liberdade da natureza rsrsrsr aaaa sei la, acho q ficam mais felizes =) MAis sera q traz algum problema pra elas ( a chuva)?

    3)Tem uma parte q vc fala q quando nascerem outras folhas, retirar a folha matriz para forçar o crescimento... so q nao sei onde esta a folha matriz =( poderia me ajudar =)

    bjinho

    ResponderExcluir
  34. Eu adoro as Violetas mas não entendo nada de cultivo.
    Onde posso comprar o NPK, fertilizantes adubos etc e tal pois acabei de comprar 3 vasinhos com elas, mas são de plástico.

    ResponderExcluir
  35. Posso plantar as violetas em vasos pequenos ou tem que ser vasos maiores.
    Uma violeta por vaso?
    Onde compro o NPK e a vermiticulita?
    Desculpe-me pelas perguntas básicas, mas tirnado a vontade de cultivá-las sou toltalmente leigo.

    ResponderExcluir
  36. Pessoal, desculpem o atraso...
    aguardem já respondo.....

    ResponderExcluir
  37. as minhas violetas estão ficando com as folhas caidas. como faço para elas ficarem normais?

    ResponderExcluir
  38. RECENTEMENTE FIZ UMA PLANTAÇÃO EM VASO DE CERAMICA, ELAS FORAMA DUBADAS CORRETAMENTE E TIVE TODOS OS CUIDADOS QUE FALAS ACIMA. MINHA PERGUNTA É: ESLAS ESTÃO EM UMA SALA NO AR-CONDICIONADO O DIA INTEIRO, QUANTAS VEZES TENHO QUE POR NO SOL??, QUAL O MELHOR HORARIO PARA FAZER? OBRIGADA.
    IZA

    estiliza@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. As violetas não gostam de sol direto, é melhor deixá-las perto da janela onde o sol incida.

    ResponderExcluir
  40. Olha esta dica do site :
    http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/violetafricana.html
    "Coloque-as na janela, na parte interna, de forma que recebam a luz solar filtrada pelos vidros e até por uma cortina fina. Uma boa dica é ir girando o vaso periodicamente, para que toda planta receba luminosidade e cresça uniforme. Quanto ao ar condicionado, observe que a temperatura ideal para o bom desenvolvimento das violetas deve estar entre 22 e 24 graus."

    ResponderExcluir
  41. Ei Zuca! Adorei as dicas. Tenho 4 violetas, já adultas, e todas em vasos de plástico. Devo mudar para os de barro? Beijos

    ResponderExcluir
  42. Oi, Helen! Obrigada pela visita! Acho que se elas estão indo bem não precisa mudar.
    Bj

    ResponderExcluir
  43. Zuka amei as dicas mas...eu nao conigo trocar minha violeta de vazo,oque eu faço?

    e... Zuka eu oloco agua deixo no sol,coloco o fertilizante da marca ultra verde ,fórmula 04 14 08
    essa formula é valida pra violetas?se nao for pra que planta é?

    ResponderExcluir
  44. obs:as flores estao secando e so tao ficando as folhas :C

    ResponderExcluir
  45. Obrigada, Aninha, por vistar meu blog.

    -Quando as flores murcharem, retire 4 ou 5 das folhas maiores, com menos folhas a plantinha provavelmente voltará a florir.

    -As violetas resistem num vaso de plástico até um ano, não precisa trocar. Quando for fazer novas mudas aí plante num vaso de barro.

    -Nunca coloque sua plantinha no vento e nem direto no sol, mas num local onde ela receba luz pelo vidro de uma janela durante uma parte do dia.

    - O fertilizante NPK 04-14-08 é indicado para "Arbustos e Trepadeiras, Árvores Ornamentais, Bulbos, Enraizamento, Flores, Hortas, Jardim, Pomar, Rosas"

    ResponderExcluir
  46. quando eu fui comprar o fertilizante a moça disse q era pra girasol e violetas...ok,obrigada mesmo.eu vou plantar outra e tentar salvar essa,e... eu vou me mudar,e a casa tem varanda,é um bom llugar pra mim deixar ela?
    e é melhor pendurar (naqueles supotes),ou deixar no chão?eu pretendo comprar uma de cada tipo e cor sabe quantas sao?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Oi, Aninhaa! Se a varanda for fechada tudo bem, pode deixar pendurada ou no chão. Há muitas variedades de violetas.
    http://www.dicio.com.br/violeta/
    'Existem mais 300 espécies de violetas. Algumas variedades produzem amarelas ou brancas, mas as azuis e roxas são preferidas no mundo inteiro. '

    ResponderExcluir